terça-feira, 17 de abril de 2018

Prefeito Rodrigues da Iara reúne com Bombeiros e estuda decretar situação de emergência em Nina Rodrigues

Reunião com Corpo de Bombeiros.
Por Blog do Alpanir Mesquita.

O prefeito Rodrigues da Iara recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda feira (16) os tenentes Marques e Sampaio, ambos da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros da Região de Itapecuru-Mirim. Na ocasião o prefeito fez uma síntese da situação dos principais problemas que as enchentes estão causando à população.

Ele enfatizou que diante do quadro em que vive o município, já se justifica a decretação de situação de emergência, sobretudo devido ao grande número de alunos afetados, que já são mais de 500; à interrupção dos programas de saúde da família das regiões do Palmares e Ilha com cerca de 910 famílias sem atendimentos nas respectivas regiões; diminuição do turismo devido ao completo alagamento da Praia dos Amores, o que representa enorme prejuízo aos donos de bares e de restaurantes; estradas e pontes danificadas, além da quantidade de famílias que já se encontram desalojadas. Essa situação tende a piorar muito com a intensificação das chuvas.

Os representantes do Corpo de Bombeiros explicaram os procedimentos e critérios para a decretação da situação de emergência ou de calamidade publica, conforme a gravidade da situação. Eles informaram ainda que as ajudas ao município dependem da decretação da situação de emergência ou calamidade por parte da Prefeitura Municipal e de seu reconhecimento por parte do Estado através da Coordenação de Proteção e Defesa Civil.

Ainda pela manhã foi constituída uma comissão de acompanhamento, que vai fazer um profundo diagnóstico dos prejuízos econômicos e sociais provocados pelas enchentes nas áreas de infraestrutura, de saúde e de agricultura, e elaborar o relatório conclusivo, além de cadastrar as famílias que já estão desalojadas e aquelas que estão em perigo iminente.

A comissão é formada por servidores das secretarias de Educação, Agricultura, Administração, Assistência Social, Guarda Municipal e Coordenação Municipal de Defesa Civil. Está sendo aguardada para os próximos dias a visita da Defesa Civil Estadual ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário