sexta-feira, 20 de abril de 2018

Agricultores Familiares de Caxias e região comemoram a chegada das ações do Governo do Estado


Em uma manhã de muito trabalho e diálogo, os agricultores familiares de Caxias e região comemoram com muita alegria nesta sexta-feira, 20, ao lado de autoridades e lideranças a chegada, no tempo certo, das sementes do programa estadual “Mais Sementes”.

O programa que faz parte de uma iniciativa estadual em apoio aos agricultores na produção de itens essenciais na mesa dos maranhenses, por meio da distribuição de sementes vem desde 2015 – por meio da criação da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, que teve à frente o caxiense Adelmo Soares,  e a formulação do Sistema SAF, com a participação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERP) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) -, moldando o seu olhar para o homem e a mulher do campo. Só em 2017, o programa realizou a distribuição de mais de 1 mil e 700 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão em 19 regionais do Estado.

Nesta manhã, a regional de Caxias, que conta com seis municípios – Aldeias Altas, São João do Sóter, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Caxias e Coelho Neto – recebeu 15 toneladas de sementes de feijão que serão distribuídas para centenas de famílias, para serem plantadas no tempo certo com assistência técnica de qualidade. 

O encontro que contou com a presença da presidenta da AGERP/MA, Loroana Santana, além dos vereadores Aureamélia Soares e Neto do Sindicato, o vice-prefeito de Coelho Neto, Antônio Pires, o gestor regional, Júnior Martins, os secretários de agricultura, Antônio Sousa (Duque Bacelar), Anderson Soares (Aldeias Altas), Janilson Chagas (São João do Sóter), Luciana Soares (Caxias), Albertino Veríssimo (Coelho Neto), Zico Bento (Afonso Cunha) e o presidente do SINTRAF, Bill Sousa; ficou marcado pela importância e valorização dos agricultores familiares dentro da gestão participativa que o governador Flávio Dino tem realizado. 

Em seu discurso, Loroana destacou não somente o governo do Estado, como também a atuação de Adelmo Soares nesse papel de destaque da agricultura familiar no estado. “O Adelmo foi um grande líder, que sempre esteve disponível com garra para acompanhar todo o Estado, para auxiliar o governador Flávio Dino a levar o Maranhão no caminho do desenvolvimento e transformação. Hoje o Maranhão, através do governo Flávio Dino tem executado um governo de referência”, pontuou a presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário