sábado, 17 de março de 2018

Corpo de Bombeiros encontra irregularidades no Condomínio Pleno e interdita distribuição de gás


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) interditou nesta sexta-feira (16) por tempo indeterminado a distribuição de gás do condomínio Pleno, localizado no bairro Jaracati, em São Luís. A suspensão do abastecimento aconteceu em virtude do risco constatado após vistoria do órgão realizada no local há cerca de duas semanas, que avaliou a execução da central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

O laudo que aponta as irregularidades foi entregue por uma comitiva do CBMMA composta pelo comandante da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), coronel Ernesto França, e pelos analistas de projetos, os tenentes Emerson e Abreu. Participaram da reunião, além do Corpo de Bombeiros, representantes da construtora Cyrela, representantes da empresa Solis, que administra o condomínio, e um grupo de moradores.

Segundo o comandante do DAT, entre os problemas encontrados no local estão: falhas no distanciamento da tubulação de gás, em relação ao sistemas elétrico e de água, e irregularidades no material que protege esses tubos, já que devem ser envoltos em canos do tipo “tubo luva”, que impede que o gás se espalhe.

Conforme explicou o coronel França, o gás não pode passar por locais onde ele possa acumular, promovendo um vazamento. Para compor o relatório, são levadas em consideração as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e também do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico no Estado do Maranhão, o COSCIP.

As recentes visitas do órgão, e também da Defesa Civil Estadual e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, fazem parte de uma força-tarefa encabeçada por uma comissão do Ministério Público do Maranhão (MPMA). A visita do Corpo de Bombeiros estava prevista desde que surgiram denúncias que estão sendo acompanhadas pelo MPMA.

A empresa Cyrela tem, a partir da entrega do documento, cinco dias para resolver os pontos citados no laudo entregue pelos bombeiros. Caso descumpra, deve ser arbitrada multa e há o risco, inclusive, de interdição total do condomínio. Assim, com a notificação, devem ser retirados nos próximos dias os vasilhames de gás.

Do Portal MA 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário