terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Projeto "Jovens Empreendedores Primeiros Passos" é realizado em Vargem Grande


Deu início na manhã de ontem, segunda-feira, 05 de fevereiro, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), projeto esse que conta com a participação de 18 professores da rede municipal de ensino de Vargem Grande, onde os mesmos colocarão em prática em sala de aula com os alunos o que foi ministrado durante os dias de capacitação.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A solução educacional do Sebrae para esta etapa da Educação Básica é o curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

• Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
• Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
• Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
• Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, a solução, aliada a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

“O JEPP oportuniza vivências do empreendedorismo e elaboração do plano de negócio, o que proporciona ao público alvo ampliar horizontes e despertar para empreender”, afirmou a facilitadora do projeto, Márcia Gardênia.

Segundo o Secretário de Educação do município, Thiago Braz, o curso JEPP, alia-se a um ambiente propício à aprendizagem, favorecendo o envolvimento do aluno no próprio ato de fazer, pensar e aprender, características fundamentais dos comportamentos empreendedores. “Essa experiência inovadora está sendo rica, estimulante e nos proporciona conhecimento acerca de como iniciar um negócio com planejamento e organização”, ressaltou o secretário. 

“Esse é nosso objetivo, capacitar para crescer a nossa cidade, essa foi uma das minhas promessas de campanha, e não vamos parar, pois, muito mais está por vir, não medirei esforços em trazer parcerias como essa do Sebrae para Vargem Grande, cursos e capacitações”, afirmou o prefeito municipal, Carlinhos Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário