terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão comemora 114 anos de atuação no estado


O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) festeja, desde domingo (10), 114 anos de atuação. Durante toda a semana, as unidades operacionais estarão celebrando o aniversário da corporação através de vários eventos que lembram a importância do trabalho desenvolvido pela instituição, ampliado a cada ano pelo estado.

Muitos são os motivos para comemorar. Atualmente, o CBMMA conta com 1495 bombeiros militares, o maior efetivo de toda a sua história. O incremento no número de combatentes foi uma prioridade estabelecida pelo governador Flavio Dino, que desde 2015 já admitiu através de concurso público 259 homens e mulheres nas fileiras da instituição. Esses novos combatentes já reforçam o trabalho da segurança pública em benefício da população maranhense.

Junto da ampliação do efetivo, o governo também implementou uma série de medidas que promoveram a valorização dos bombeiros, como a aprovação da LOB – Lei de Organização Básica em 2015, trazendo uma legislação moderna capaz de dar suporte ao desenvolvimento da corporação assim como de seus militares; a recomposição salarial anual (2015 – 2016 – 2017) e previsão para  2018; além das mais de 1400 promoções aos postos e graduações superiores que representam uma conquista particular de cada bombeiro e o reconhecimento do empenho empregado em seu dia a dia de serviço.

A corporação também cresceu por todo o estado, antes do início da gestão Flávio Dino, contava com apenas 11 quartéis na capital e 09 no interior. Hoje, os bombeiros estão presentes em 17 cidades, totalizando 28 quarteis distribuídos em regiões estratégicas pelo Maranhão.

O coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, enfatiza a evolução da instituição. “Hoje, temos muito que comemorar, pois o progresso na corporação é algo nítido, materializado ao longo desses três anos através da expansão de nossas unidades operacionais pelo estado além do reconhecimento profissional aos nossos bombeiros”, destaca.

Segundo o comandante o grande desafio da corporação é, de fato, expandir os serviços de prevenção, resgate e combate a incêndios pelo estado, “Parabenizo os nossos Bombeiros por fazerem de forma brilhante os 114 anos de história da nossa corporação. Com muito empenho, buscaremos juntos trabalhar a cada dia para promover a ampliação do CBMMA e a entrega desses importantes serviços a todo maranhense”, finaliza.

Colégios Militares

Além das unidades operacionais, o CBMMA também serve à população através dos Colégios Militares que são consideradas instituições de sucesso na rede educacional do estado. Associando ao currículo escolar os ensinamentos da hierarquia, da disciplina e do respeito ao próximo, atualmente, o CBMMA conta com uma unidade em São Luís, duas em São José de Ribamar e uma em Bacabeira.

Bombeiro Mirim

A corporação também contribui com a formação do jovem cidadão através do Programa Bombeiro Mirim, que consiste em um conjunto de atividades de complementação Educacional destinados a crianças e adolescentes moradores de regiões socialmente vulneráveis na faixa-etária entre 07 e 16 anos.

Mesmo brincando, as crianças aprendem a hora de mostrar seriedade quando alguém precisa de ajuda aplicando seus conhecimentos básicos em prevenção e controle de acidentes. As instruções são desenvolvidas em diversos municípios e tem o objetivo de fornecer noções básicas de salvamento, promover orientações para um meio ambiente sustentável, buscar a valorização da cidadania e fortalecer as ações de combate às drogas e a criminalidade.

Neste ano, ganhou força outro projeto, o Bombeiro Mirim Músico, onde crianças e adolescentes com aptidão musical recebem orientação através de um curso para o aprimoramento de suas técnicas.

Melhor Idade

Aos membros da 3ª idade, o CBMMA desenvolve o programa melhor idade, que atende núcleos de idosos por todo o estado com atividades lúdicas e programas sistematizados de exercícios físicos com o objetivo de socializar os integrantes fortalecendo a sua saúde física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário