quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Programa de Educação Empreendedora é apresentado na região do Baixo Parnaíba

Visitas nos municípios do Baixo Parnaíba.
Fomentar a cultura empreendedora na mentalidade de estudantes é um dos objetivos do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), conduzido pelo Sebrae e que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE. No intuito de disseminar essa ideia, o Sebrae Maranhão, seguindo diretrizes da diretoria estadual, tem percorrido diversos municípios do Maranhão, visitando escolas e secretarias de educação, para apresentar a metodologia e firmar parcerias. 

Seguindo esse direcionamento, no final do mês de agosto e início de setembro, a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae Maranhão, Raissa Amaral, acompanhada do gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, visitaram os municípios de Chapadinha, Anapurus e Santa Quitéria para apresentarem a metodologia.

Segundo a coordenadora a proposta das visitas é a efetivação de uma parceria com os municípios para implementação da educação empreendedora dentro das escolas que garante ganhos a curto, médio e longo prazo. 

Visitas nos municípios do Baixo Parnaíba.
“O JEPP é um programa que traz uma metodologia para o Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, onde os alunos desenvolvem um comportamento empreendedor. Com essa ação temos ganhos imediatos para esse aluno que vai se tornar mais comprometido e responsável. Nesse desenvolvimento ganha também a escola, a comunidade e os professores que serão capacitados para serem os multiplicadores desse processo,” explicou Amaral. 

Em Chapadinha a visita aconteceu à secretária municipal de educação, Vânia Cristina de Sousa, que demostrou interesse na capacitação tendo em vista a grande importância de preparar os estudantes para o futuro, mas com resultados obtidos já no presente. Também em Chapadinha, a equipe do Sebrae visitou ainda a Unidade Regional de Educação- URE, apresentando os cursos “Despertar”, “Crescendo e Empreendendo” e “Jovem Empreendedor no Campo”, voltadas para estudantes a partir de 15 anos de idade. 

O município de Anapurus foi conquistado pela ideia e estará implantando o programa a partir do próximo ano letivo. É a primeira vez que o programa será desenvolvido na município e na ocasião da visita, a secretária municipal de Educação, Edilene Azevedo Passos, agradeceu ao Sebrae pela iniciativa.

Visitas nos municípios do Baixo Parnaíba.
Em Santa Quitéria a equipe do Sebrae foi recebida pelo secretário municipal de Administração, Manoel Gonçalves Neto. Ele afirmou que o município irá aderir ao programa ainda este ano, tendo em vista a grande necessidade em avançar na formação de jovens para o desenvolvimento da cidade. 

Segundo o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim Pereira, o programa é um incentivo para um futuro promissor aos jovens. “Trabalhar a educação empreendedora na base da escolarização é tornar possível uma formação profissional e pessoal direcionada e com menores riscos de fracassos,” destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário