quarta-feira, 12 de julho de 2017

Vargem Grande: Educação sofre impacto com a redução do FUNDEB

Secretário THiago Braz em entrevista para a TV Líder.
Na última segunda-feira (10), a secretaria municipal de educação foi surpreendida com uma portaria do Ministério da Educação com redução de R$ 1.531.471,51 do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb  destinado à Vargem Grande. O fundo é o principal recurso financeiro para os gastos com a educação.

Segundo o secretário de educação, Thiago Braz, o orçamento esperado para o ano era de 38 milhões de reais, porém com os cortes, a secretaria conta apenas com 35 milhões de reais para cobrir os custos com a folha salarial e a manutenção das escolas. O corte no recurso compromete o pagamento dos fornecedores e também do funcionalismo público para este mês de julho.  

“Em 2016, o Governo Federal liberou valores extras para as prefeituras e agora está fazendo as devidas cobranças. No entando, não estávamos preparados para os cortes que impactam no trabalho que estamos desenvolvendo”, observou o secretário.

Além da penalização com os gastos do ano anterior, Vargem Grande também sofre com a evasão escolar. Em 2017, são 383 alunos a menos na rede pública municipal de ensino.

Adiantamento de verba do Fundeb para municípios

Ontem (11), a bancada maranhense no Congresso se reuniu com o presidente Michel Temer para tratar da questão. A solução encontrada foi a seguinte: uma comissão foi montada para encontrar o mecanismo legal que irá permitir a antecipação da compensação do Fundeb.

Para Thiago, essa solução não resolve o problema completamente, apenas o empurra para outro momento mais a frente. “Se o Governo Federal mostrar esse meio como saída, não temos resolução do problema. Teremos uma diminuição do impacto agora, mas num futuro próximo estaremos novamente nessa mesma situação. Para nós, a melhor saída seria uma anistia dessa dívida”, defente o secretário.

Ainda segundo o secretário, esse é um momento de união entre os atores da educação (pais, alunos, professores e profissionais da educação) na busca por soluções para nos adequarmos ao orçamento que o Governo Federal está propondo. 

Vargem Grande investe na educação

Rede de Ensino de Vargem Grande.
Em seis meses de gestão, a educação de Vargem Grande já apresenta mudanças, com objetivo de melhorar o aprendizado dos alunos e os números da educação no município.

“Estamos trabalhando incansavelmente, fazendo ajustes os necessários, buscando parcerias, para melhorar a qualidade de ensino da nossa cidade. Estamos comprometidos com esse objetivo.”, afirmou Thiago . 

Uma das principais ações é a Rede Mais Aprendizagem, que consiste na formação continuada de professores em todos os níveis, com objetivo de melhorar as práticas dentro da sala de aula. Outra proposta é o Prêmio de Incentivo à Educação Maria Dolores, com objetivo de valorizar os profissionais da educação e compartilhar as melhores práticas de ensino. 

Entendendo a educação infantil como base para o aprendizado dos alunos, o Governo Municipal está investindo na educação infantil, e, pela primeira vez, os alunos receberão livros. O professores que atuam nessa etapa também vão participar da Rede Mais Aprendizagem.

Pela primeira vez, as escolas do campo também estão sendo inseridas nos programas de educação do município. “A equipe da Secretaria de Educação está acompanhando de perto as escolas da zona rural. É importante que as crianças do campo recebam a mesma assistência educacional que as crianças da sede.”, diz o secretário. São ações simples que estão dando resultado na prática, no aprendizado dos alunos. “Acreditamos que vamos melhorar os índices da educação em vargem Grande”, finalizou Thiago.

2 comentários:

  1. Nosso povo precisa realmente de informações, pois alguns falam que o município, recebeu muito dinheiro

    ResponderExcluir
  2. As pessoas não observaram o sinal de -😞😞

    ResponderExcluir